Os três tipos de leituras e como incluí-las na sua vida
Edição 7: é preciso antes de tudo, tomar gosto pela leitura.
O Newspresso é uma newsletter independente feita com cuidado e várias horas de pesquisa e trabalho para que chegue gratuitamente até sua caixa de email as terças-feiras de manhã. Seja bem-vinda(o).
Livros são de longe a forma mais simples e rápida de você navegar pela cabeça de outra pessoa. Aprender de forma segura e transformar esses aprendizados do autor sem acertos ou erros em conhecimento para você.
Mas infelizmente no nosso país não somos estimulados a ler, ou somos de forma errada. Explico: as escolas determinam ou obrigam se formos olhar por outro ponto de vista a leitura de livros complexos. Ao meu ver a leitura deveria ser introduzida com livros que façam sentidos e que sejam coerentes coma idade.
é preciso antes de tudo, tomar gosto pela leitura.
E eu sei que você até tenta ler, tem o desejo ai dentro de ti, mas basta começar a ler um livro que as dificuldades começam. Veja bem, em um mundo 100% conectado a leitura já não é algo natural, é acaba se tornando uma briga constante com a sua mente, que com certeza vai preferir passar esse tempo rolando no feed do instagram, invés de insistir na leitura.
Livros em sua maioria na minha concepção são feitos para estudar! Hoje marca-los é um imenso prazer para mim.
Algumas vezes me pego pensando em quão insano é poder com apenas um clique hoje conseguir comprar um livro na Amazon! A facilidade que temos hoje é inimaginável, independente do interesse que você tenha, vai existir algum livro, artigos e materiais a cerca dessa interesse disponível para ser consumido por você.
Os três tipos de leituras
Entretenimento: O Drácula é um ótimo exemplo, a leitura de entretenimento te leva para longe, ela e prazerosa e te ajuda a se tornar mais criativo, a ter novas ideias, fazer novas sinapses.. Outras leituras de entretenimento podem ser livros de poesia, clássicos, romances. Livros que te dão um repertório diferente e mais complexo.
Livros para estudar: são aqueles livros técnicos, em que você compra com um único objetivo, as vezes é ler um capitulo ou para ter acesso a bibliografia dele. Estou na fase de preparação para a seleção de mestrado e tenho lido trechos, capítulos soltos, focado no tema que quero pesquisar. Abaixo um livro que marquei inúmeros trechos e volta e meia volto para consultar.
Livros para se aprofundar: Aqui os livros podem parecer livros de consulta, mas dependendo do tipo de conhecimento em que esteja querendo adquirir, apenas consultar para estudos não é suficiente, esses livros são para aprofundamento, um exemplo são as obras de Dostoievski, em que são abordados temas complexos e que são incríveis para mim.
Criar uma lista assertiva de livros dessa categoria é uma mudança de jogo. Aqui incluo livros em que quero para criar um repertório mais rico de determinado assunto, assertividade é a palavra aqui, Quero me sentir mais inteligente com essa leituras.
Gosto de entender primeiro em qual momento da vida estou e como a leituras irão se relacionar na minha rotina. Primeiro você pode listar em um papel os temas de seu interesse e relacionar eles com o que tem vivido. No meu caso atualmente estou focada em aprender a investir meu dinheiro, logo inclui leituras sobre finanças e comportamento humano porque ambas se relacionam com meu objetivo final.
Mas veja bem é importante entender melhor qual o nível em que você quer chegar, no meu caso eu não tenho a pretensão de me tornar uma expert em finanças, quero apenas aprender o suficiente para conseguir realizar os meus investimento, logo não preciso me aprofundar muito.
O que já não é o caso do mestrado, pois preciso ter o mínimo de aprofundamento nas leituras indicadas pelo programa e nas leituras da minha própria pesquisa.
Curadoria Semanal
🎬 Meu plano para esse fim de semana é rever o documentário da Pina Bausch. Assisti há quase 5 anos atrás na faculdade e pensei, por que não rever esse doc expetacular.
📖 Dá série: Textos que quero ler depois vou deixar aqui para que eu também me lembre: esse do Intercept; esse aqui que tem o trecho inicial do livro Copo Vazio.
Obrigado por ler até aqui!
Se você gostou da edição, compartilhe com algum amigo(a) que possa gostar. É de grande ajuda!
e se quiser conversar, pode responder esse e-mail ou me encontrar no Instagram.
Que bacana! São curiosamente três leituras que fiz recentemente tendo na cabeça, talvez de forma intuitiva, essas categorias.